CE: Estudantes e pesquisadores são premiados por trabalhos sobre cooperativismo no ENANGRAD 2025
28/10/2025
Os melhores trabalhos científicos sobre cooperativismo apresentados durante o 36º Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ENANGRAD) foram reconhecidos com o Prêmio OCB de Cooperativismo, nas categorias Júnior e Pleno.
O evento foi realizado entre os dias 22 e 24 de outubro de 2025, na Universidade de Fortaleza (Unifor), reunindo acadêmicos, docentes e profissionais de todo o país em torno das transformações e desafios da administração contemporânea.
A mostra científica premiada integra a programação do ENANGRAD e é promovida em parceria com o Sistema OCB, incentivando a pesquisa e a inovação voltadas ao fortalecimento do modelo cooperativista brasileiro. O prêmio contou com apoio institucional da cooperativa Sicredi Ceará.
Categoria Júnior
Na Sessão 37HBDA, dedicada a estudantes de graduação, o primeiro lugar foi conquistado por Maria Eduarda Milbratz, Aline dos Santos Dematé, Cinara Kottwitz Manzano Brenzan e Rodrigo Luiz Glesse, com o trabalho “O clima organizacional como fator de desempenho: uma análise na realidade de uma cooperativa de crédito do oeste do Paraná”.
O segundo lugar ficou com Joeldo Fontenele de Castro Júnior, Maria Jessyca Barros Soares e Stefani Magalhães Araújo, autores de “Inteligência artificial e o futuro do cooperativismo: uma revisão bibliográfica narrativa”.
Em terceiro lugar, foi reconhecido o estudo “Perfil empreendedor dos gestores, orientação empreendedora e desempenho em cooperativas de crédito”, de Ana Julia Perucci e Suzete Antonieta Lizote.
Categoria Pleno
Na Sessão 36HBDA, voltada a pesquisadores e docentes, o primeiro lugar foi para o artigo “Cooperativistas e agricultura familiar no Brasil (2014–2024): análise sistemática da produção científica”, de João Sotero do Vale Júnior e Carlos Eduardo Iwai Drummond.
O segundo lugar foi concedido a Mayure Cristina de Souza Oliveira e Nadia Cardoso Moreira, autoras de “Impacto da centralização via CSC no desempenho financeiro das cooperativas do SICOOB”.
Já o terceiro lugar reconheceu Anderson Gheller Froehlich, Sandro Benedito Sguarezi, Aline Avelino Nezokemaese e Daniela da Silva Carvalho, pelo trabalho “Cooperativismo indígena como inovação social: o caso da COOPIPARESI e o projeto do centro tecnológico, social e agroindustrial haliti-paresi”.
Cooperativismo como tema de pesquisa e transformação
Ao estimular a reflexão acadêmica sobre o cooperativismo, o Prêmio OCB fortalece a ponte entre universidade e sociedade, aproximando a teoria da prática e valorizando o papel da pesquisa no desenvolvimento do setor.
“O conhecimento produzido nas universidades é essencial para aprimorar a gestão e a inovação nas cooperativas. Reconhecer esses trabalhos é também reconhecer o futuro do cooperativismo”, afirmou o presidente do Sistema OCB/CE, Nicédio Nogueira.
Sobre o prêmio:
O Prêmio OCB de Cooperativismo é promovido no âmbito do ENANGRAD com o apoio do Sistema OCB e apoio institucional da cooperativa Sicredi Ceará, reforçando o compromisso do movimento cooperativista com a educação, a pesquisa e o desenvolvimento sustentável.
Sistema OCB/CE