Coocafé e Fundação Procafé firmam parceria para implantar fazenda experimental em Lajinha/MG
28/10/2025
A parceria Coocafé e Fundação Procafé em Lajinha/MG marca um novo passo para o avanço da cafeicultura regional. O projeto tem como objetivo desenvolver e difundir tecnologias voltadas à cafeicultura regional, por meio de pesquisas aplicadas que testam novas cultivares, sistemas de plantio e manejo, não apenas com foco em produtividade, mas também redução de custos e sustentabilidade.
Localizada a cerca de três quilômetros da sede da cooperativa, a nova área pertence à pesquisa da Procafé. O espaço já abriga ensaios com 30 cultivares de café arábica e 21 clones de conilon/robusta. Os experimentos envolvem comparações entre cultivo irrigado e sequeiro, uso de microrganismos, diferentes tipos de adubação, terraceamento e novas práticas de manejo. Além disso, estações meteorológicas monitoram continuamente as condições climáticas e integrar os dados às pesquisas.
Parceria promissora
De acordo com o diretor de Comercialização e Produção da Coocafé, Pedro Araújo, a parceria tem avançado de forma promissora. “Nós estamos nessa parceria construída muito bem, tá caminhando muito, e a Fundação veio com diversas pesquisas avançadas e já instaladas com tudo já em andamento, incluindo manejo/cultivo intercalar, arroz, trigo, feijão, (diversidade culturas) entrando com várias cultivares, vários experimentos que irão promover alta produtividade e diversos benefícios para região", destacou.
O projeto é coordenado pelo pesquisador e engenheiro agrônomo José Braz Matiello, referência nacional em cafeicultura. Segundo ele, a fazenda experimental tem caráter prático e regional, voltado a validar o que realmente funciona nas condições locais. “A gente já começou a implantar as novas cultivares, espaçamentos, terraceamentos e adubos diferenciados e diversificados, tudo o que pode ser mais útil para o produtor. O melhor material que a gente tem no Sul de Minas a gente trouxe pra cá, pra ver qual se adapta melhor aqui”, explicou.
Processo de aplicação
Diferente de pesquisas de caráter puramente acadêmico, essa iniciativa de parceria da Coocafé e Procafé busca resultados aplicáveis diretamente no campo. A equipe técnica compartilhará os dados com os cooperados por meio de dias de campo, cursos e visitas orientadas. Assim, o produtor poderá observar, na prática, o desempenho das novas tecnologias, o que permitirá acompanhar diferentes safras e consolidar resultados de longo prazo.
Entre os próximos passos, está a disponibilização de kits de material genético, não apenas mudas, (mudas selecionadas/melhoradas) para que os produtores possam testar as novas cultivares em suas propriedades.
Com isso, a iniciativa da Coocafé e Fundação Procafé reforça o compromisso estratégico conjunto com a inovação, a sustentabilidade e a competitividade da cafeicultura regional, contribuindo para o avanço técnico e econômico dos produtores da região das Matas de Minas, Montanhas do Espírito Santo e parte do Noroeste Fluminense – RJ.
Coocafé